Entrevista – Gabriel Ben Menezes

Gabriel Ben Menezes, a.k.a. Buzybwoy, é um dos DJ que se apresentam na próxima sexta-feira em São Paulo durante o evento beneficente Design For Humanity. Filho do músico Jorge Ben Jor, Gabriel nasceu em São Paulo, mas cresceu no Rio de Janeiro. Atualmente, mora em Miami e roda o mundo como DJ tocando em países como Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Europa e Estados Unidos. Esse contato com realidades tão distintas contribui para a formação de seu pensamento crítico em relação à música, cuja principal marca é a permanente busca por “positividade” nas diferentes formas de expressão artística. Leia a seguir a entrevista com o músico Gabriel Ben Menezes:

Gabriel, o Design For Humanity é um evento que pretende reunir e mobilizar diferentes setores da sociedade em torno de uma causa relevante. Como você vê este tipo de iniciativa?

Eu vejo esse tipo de evento como um coletivo que reúne o pessoal da música, do esporte e da arte. É muito interessante, pois esses três gêneros sempre estiveram interligados pra mim.

A causa que será beneficiada é a Plataforma de Centros Urbanos da Unicef, que dá voz a jovens de comunidades carentes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em suas andanças pelo Brasil e pelo mundo, você já visitou lugares com pouco o nenhum amparo do Estado? Como é a realidade social nestes locais?

Vi alguns bairros subdesenvolvidos na África do Sul. Me lembrou bastante o Brasil. É um pais de terceiro mundo em que o povo da classe média baixa está se desenvolvendo cada vez mais rápido. Acredito que seja pela quantidade de informação disponível e pelo fácil acesso a ela. Acho bacana ver comunidades carentes evoluírem.

Em sua opinião: como as artes em geral – artes plásticas, música, fotografia, moda – podem ajudar a construir um mundo melhor?

Tudo o que você vê ou escuta é capaz de te influenciar. Até de música e trabalhos ruins. De tudo, você pode tirar algo positivo e ser influenciado em diferentes pontos de vista. É possível transmitir qualquer mensagem por música, com uma letra boa e uma melodia boa. O mesmo acontece com artes plásticas, moda e fotografia. O importante é tirar positividade de qualquer situação, seja ela boa ou ruim.

Umbabarauma

Os sets de Buzybwoy possuem versatilidade e apresentam um passeio por gêneros, como house, electro house, dubstep, rap, dancehall, reggae e funk. Suas apresentações também são marcadas por misturas de produções eletrônicas e remixes de clássicos de seu pai, como recente versão de “Ponta de Lança Africana – Umbabarauma”, com Jorge Ben Jor e Mano Brown, co-produzida por Gabriel, Zegon e Daniel Ganjaman.

4 comentários para Entrevista – Gabriel Ben Menezes

  1. Pingback: Design For Humanity acontece no aniversário de 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos | DESIGN FOR HUMANITY

  2. Pingback: White Lies e Zegon em festa Open Bar no Hotel Unique | DESIGN FOR HUMANITY

  3. Pingback: Confira o novo clip do White Lies | DESIGN FOR HUMANITY

  4. Wow this is a great resource.. I’m enjoying it.. good article

Escreva um recado

*

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios